Caminhada Ecológica as Nascentes do Açude Velho no Riacho das Piabas – PB

A Articulação PIABAS¹ em parceria com a UNESC Faculdades² promoverá Caminhada Ecológica as Nascentes do Açude Velho no Riacho das Piabas – PB

Dinamizando a caminhada de luta pela revitalização do sistema Riacho das Piabas a Articulação PIABAS em parceria com a UNESC Faculdades (através dos Cursos de Administração e de Ciências Contábeis) promoverá Caminhada Ecológica em trechos rurais do Açude Velho no Riacho das Piabas – PB.
O publico alvo é 50 participantes entre graduandos pessoas das comunidades e das escolas. Haverá apoio do grupo de Escoteiros General Sampaio e do Pelotão da Policia Militar Ambiental.

A ideia em sintonia com os objetivos da Educação Ambiental observa a construção de valores e de atitudes por um ambiente sadio e essencial a qualidade de vida e sustentabilidade.

Diante da atual crise hídrica vimos chamar a atenção da sociedade cível, das agencias de água e do Poder Público. Pedimos o salvamento das únicas e últimas nascentes de água doce de Campina Grande. Para tanto, a Articulação trabalha para entregar ao Governo do Estado e/ou seu represente a Carta da Articulação PIABAS que solicita empenho para tornar as cabeceiras do Açude Velho (500 hectares de área rural) uma Área de Proteção Ambiental.

Para a caminhada ecológica estão previstas as seguintes etapas:
· Ás 7h 15min concentração de fronte a UNESC Faculdades (Praça Cel. Antônio Pessoa, Rua Vidal de Negreiros – Centro) animada pelo violonista DIDO VOXON e suas músicas ecológicas;
· Ás 7h30min saída em destino ao Açude Velho para visualizar as porções canalizadas do Piabas, em direção ao Bairro do Catolé ( Canal do Prado) e em direção a FIEP (Avenida Canal) de onde margearemos a rede hídrica para as cotas mais altas em direção a Praça Hilton Mota (Ponto de Cem Reis) e de lá para o Convento São Francisco (trajeto de ônibus).

· Ás 7h45min chegada ao Convento São Francisco onde seremos recebidos pelos Frades, comunidades e representantes de escolas e do Grupo de Escoteiro General Sampaio e do Pelotão de Polícia Militar Ambiental. Momento de bênçãos divinas, hino da Campanha da fraternidade 2016, música sobre o Riacho das Piabas e possível encontro com o Governo do Estado e/ou seu representante para entregar-lhe a Carta da Articulação.

· Ás 8h irá para o café da manhã no Santuário da Paróquia na Comunidade Rosa Mística Riacho das Piabas (trajeto de ônibus).

· Ás 8h30min inicia a caminhada propriamente dita refletindo sobre a ambiência do entorno em destino aos trechos rurais:

– Mata do Louzeiro (olho d’água, parte alta, parte que a PMCG desapropriou para a construção do 1º Jardim Botânico de Campina); – 9h transição entre os bairros Cuités e Nações para acessar a propriedade do Sr. Amaurício Almeida; – 9h30min Sítio de Lôra (olho d’água); – 10h Granja Shangrylá (mata alta); – 11h ADUFCG, momento em que haverá uma culminância para alimentação e hidratação dos participantes e espaço de descontração e considerações.

11h30min Retorno a UNESC Faculdades (trajeto de ônibus).

Por: agenciaellis em 27 de janeiro de 2017